segunda-feira, 22 de junho de 2009

ARTIGO pseudocristianismo

Pseudocristianismo

Você deve estar se perguntando o que é esse pseudocristianismo. É possível existir um pseudocristão?O prefixo pseudo é sinônimo da palavra falso, ou seja, seria a mesma coisa dizer um falso cristão.Seriam esses que usam a religião como negócio, do tipo que segue a filosofia de “pequenas igrejas e grandes negócios”?Não!São homens e mulheres que estão dentro de nossas igrejas, muitas vezes sem saber o quão distante estão do verdadeiro evangelho e principalmente da presença de Deus. Pensando que a misericórdia de Deus é um aparelho que quando acionado o botão “ON” tudo se resolve. Pensando que não importa o que faça, Deus sempre irá recebê-lo de braços abertos e tão logo esquecer todo o mal e todo pecado que cometeu.Vivem uma vida em desarmonia com a palavra e com os mandamentos de Deus, desobedecendo e principalmente desvalorizando o sacrifício de Jesus na cruz valendo-se de alguns versículos que dizem que a misericórdia do Senhor dura para sempre (Sl 100:5), que o sangue de Jesus purifica de todo o pecado (1Jo 1:7) e outros.Estou escrevendo sobre esse assunto, pois me levou a uma reflexão que gerou perguntas intrigantes em minha mente, do tipo:Essas pessoas são assim de propósito ou pensam mesmo que Deus tolera esse comportamento?Se sabem a verdade, por que não mudam?E se não mudam, por que não abandonam de vez a religião?Vamos as respostas:A grande maioria das pessoas que chamamos aqui de pseudocristãs vivem suas vidas de qualquer jeito, e ainda pensam que Deus está com elas.Um exemplo clássico e muito prático disso é o jovem Sansão. No capítulo 16 do livro de Juízes o autor nos mostra o preço que Sansão teve de pagar por brincar com o que Deus havia lhe dado, e no versículo 20 ele diz: “Porque ele não sabia que já o SENHOR se tinha retirado dele.”E assim como Sansão muitas pessoas pensam que Deus ainda está ali em suas pregações, seu louvor, suas ministrações, quando na verdade o Senhor já se apartou. Porque a palavra de Deus é bem clara ao dizer em Gênesis 6:3 que o Espírito do Senhor não contenderá para sempre com o homem.Temos outro exemplo de homem que se afastou de Deus, e diz a Palavra que o SENHOR se arrependeu de haver posto a Saul rei sobre Israel (1Sm 15:35).Posso continuar citando exemplos aqui de pessoas que se afastaram e nem perceberam o quanto estavam longe de Deus.Mas também quero falar daqueles que sabem muito bem o que estão fazendo e mesmo assim não se arrependem e continuam enganando as pessoas ao seu redor.Como exemplo escolhi o primeiro homicida da história. Caim matou seu irmão Abel e após isso ainda respondeu à Deus como se nada tivesse acontecido, mas o Senhor Deus disse: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. (Gn 4:15)E após isso Caim foi marcado para que todos soubessem que foi ele quem tirou a vida do próprio irmão, por inveja.É muito fácil encontrar nas igrejas pessoas que querem aparecer por toda a lei, querem ser o melhor cantor, o melhor pregador, ou a melhor alguma coisa. Mas como Caim, suas obras são más, tem inveja dos irmãos e na primeira oportunidade tentam matar aqueles que têm boas obras e agradam a Deus.Agora vou dar um exemplo de outra categoria na modalidade pseudocristianismo, o casal hipócrita. Ananias e Safira foram até o templo com suas – falsas – ofertas e a Bíblia diz que ali mesmo morreram por tentar enganar o Espírito de Deus.Esse exemplo é para provar que o Senhor é o mesmo e não mudou. Porque muitos vivem dizendo que essas coisas só aconteciam no tempo da lei, antes de Jesus. Mas Ananias e Safira já estavam no tempo da graça do Espírito Santo - depois de Jesus - e mesmo assim o Deus Todo Poderoso não se deixa escarnecer e nem enganar, porque Ele era, é e sempre será!E por fim falar daqueles que levam a casa de Deus na brincadeira, pessoas que tem a responsabilidade de zelar pelo templo, pela igreja, mas ao contrário disso fazem as mais absurdas barbáries dentro do lugar santo.Até agora falamos em zelar pela nossa vida com Deus e pela nossa salvação, mas a bíblia também fala de dois moços, filhos do sacerdote Eli. Hofni e Finéias viviam dentro da casa de Deus e tinham suas responsabilidade junto de seu pai Eli, mas a bíblia diz que eles eram ímpios, filhos de Belial e não conheciam ao Senhor.E por não conhecer ao Senhor, morreram em batalha contra os filisteus e deixaram que a arca da aliança fosse roubada.Enfim, espero que todos nós venhamos sempre lembrar desses exemplos e nunca cair nos erros deles, antes ser verdadeiros cristãos, ou como disse Jesus para a mulher samaritana, verdadeiros adoradores, pois são esses que o Senhor procura.Quiçá o Senhor encontre em nós corações dispostos a adorá-lo e servi-lo com toda a sinceridade.Já que ninguém escapa da lei da semeadura, vamos plantar boas sementes, regá-las constantemente, para que enfim os frutos nasçam e sejam sempre frutos bons.
Ruan Ladwig

3 comentários:

  1. Concordo plenamente com vc. O fato de estarmos dentro da igreja não quer dizer que somos cristãos, o verdadeiro cristianismo tem uma identidade, somos identificados pelo: "Neste conecerão que sois meus discipulos se tiverdes amor uns com os outros". Na verdade ser cristão é compromisso de vida.

    Gostei do eu blog e estou seguindo com muita satisfação.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Shalom!

    1. Uma alegria conhecer seu blog. O Deus Eterno lhe conduza em triunfo - II Co 2.14

    Nele, Pr Marcello

    P.s Visite:

    http://davarelohim.blogspot.com/ e veja o texto:

    Paulo e Pedro - semelhanças Notáveis

    ResponderExcluir
  3. Pastor Izaias!

    Artigo verdadeiro e corajoso! Há cristão meia boca, mas não crente. Pois não há salvação meia boca!

    Aproveito a oportunidade para apresentar o Genizah: Um blog cristão diferente que oferece ótimo conteúdo protestante, muito humor e bom combate às heresias e ao sincretismo que vem solapando a igreja evangélica.

    Vamos nos seguir. Te vejo por lá!

    A Paz e o Bem!

    Abraços,

    Danilo Fernandes

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir